Na hora de comprar um imóvel, ninguém quer errar na escolha, pois, além de ser um investimento que tem um valor alto, essa é uma grande decisão para quem deseja sair do aluguel e investir em algo próprio. Um apartamento pronto para morar pode ser a melhor opção quando a pessoa está correndo contra o relógio para se mudar.

No entanto, é preciso pensar muito bem para escolher aquele que atenda ao estilo de vida de toda a família e também caiba no seu bolso.

Para lhe ajudar a tomar uma decisão com mais confiança, preparamos este artigo com as 6 principais vantagens de investir em um apartamento pronto para morar. Continue lendo e confira!

1. DISPONIBILIDADE IMEDIATA PARA MORAR

Se a intenção é adquirir um imóvel próprio, devido a uma necessidade imediata, além de sair do aluguel, a aquisição de um apartamento pronto permite realizar a mudança de maneira mais rápida.

Isso é uma grande vantagem, principalmente para quem não está disposto a esperar por um processo de empreendimento ainda na planta ou na fase de construção do prédio, procedimento que pode adiar os planos de mudança.

Assim, a pessoa não precisa aguardar a obra ficar pronta e já fica sabendo ao certo se o ambiente oferecido lhe agrada e atende às suas expectativas.

2. POSSIBILIDADE DE VISITAR O APARTAMENTO PRONTO PARA MORAR

Com o apartamento já pronto, o futuro morador tem a possibilidade de visitar o local antes de fechar o negócio, tornando a aquisição mais tranquila e segura.

Dessa forma, pode visualizar exatamente o que está sendo adquirido, além de ter a ideia mais realista dos espaços e das dimensões dos ambientes, verificando se realmente o imóvel vai estar de acordo com as suas necessidades e pode ser funcional no dia a dia.

Por outro lado, também cabe avaliar, nesse momento, se o apartamento apresenta alguns problemas, como manchas nas paredes, baixa luminosidade, infiltrações, entre outros.

3. MAIOR COMODIDADE

Com a escolha de um apartamento pronto para morar, a pessoa não precisa esperar a construção do prédio e ainda ter que lidar com surpresas ao perceber que a obra não está evoluindo conforme o esperado.

Além disso, caso seja necessária uma mudança no projeto, não é preciso ter que aguardar para adequar seu cronograma ao da construtora. Com a planta do empreendimento pronto em mãos, é possível ter uma maior comodidade para mexer em alguns pontos que deseja mudar ou precisam ser melhorados para trazer facilidade no dia a dia da família.

Além disso, outros fatores também podem garantir uma maior comodidade, tais como:

  • estrutura para receber aparelhos, como ar-condicionado;
  • condomínio e segurança;
  • boa vista e localização;
  • áreas de lazer.

4. INFORMAÇÕES SOBRE A VIZINHANÇA

Além de ter a possibilidade de visitar o apartamento já pronto, também é interessante analisar o seu entorno e saber como é a vizinhança. Esse ponto pode ser uma grande vantagem para algumas pessoas, visto que os futuros vizinhos podem influenciar, mesmo que indiretamente, no seu conforto e na qualidade de vida da sua família.

Um casal que tem filhos pequenos, por exemplo, pode preferir conviver em um condomínio que tenha outras famílias com crianças e, assim, criar um vínculo de amizade e garantir uma maior segurança caso precise viajar ou permanecer longe por um período.

Por outro lado, para quem busca mais tranquilidade, geralmente tende a escolher um apartamento que tenha os ambientes e o condomínio menos agitados.

Por isso, vale a pena obter informações tanto sobre o comportamento de outros condôminos quanto sobre a dinâmica do prédio, a fim de conhecer mais detalhes do seu entorno, como lazer, serviços, comércio, entre outros.

5. SABER NA PRÁTICA EXATAMENTE O QUE ESTÁ COMPRANDO

Outra vantagem de adquirir um apartamento pronto para morar é a possibilidade de saber na prática exatamente o imóvel que está comprando. Isso porque, durante as visitas, você pode conhecer cada detalhe e assegurar que os ambientes estão conforme aquilo que deseja, tornando mais fácil estabelecer uma opinião sobre o empreendimento.

Dessa forma, é possível verificar, por exemplo, se a luminosidade é adequada, se os cômodos vão atender as suas necessidades, se a qualidade dos acabamentos está de acordo com o que você espera e, inclusive, checar as áreas comuns do imóvel, antes de aceitar a entrega das chaves.

Esses detalhes fazem a diferença para diversos compradores e facilitam tomar uma decisão de maneira mais consciente sobre o que realmente você precisa naquele momento.

6. MAIS SEGURANÇA

Para quem passa o dia todo trabalhando e deixa o imóvel sozinho, optar por um apartamento pronto é uma escolha significativamente mais segura. Pois, além de contar com a atuação do porteiro 24 horas por dia, monitorando todos os acessos por meio de câmeras, o prédio geralmente conta com os muros altos e cerca elétrica, e também portões eletrônicos reforçados.

Além disso, os vizinhos mais próximos estão a uma porta ou a um andar de distância, consequentemente, um acaba cuidando um pouco do outro e ajuda a observar qualquer atitude suspeita.

Atualmente, a procura por apartamento tem crescido significativamente, especialmente nas grandes cidades, devido a uma maior concentração de pessoas e as diversas vantagens que ele oferece, como o fato de o valor do empreendimento ser relativamente mais baixo do que uma casa, o que torna a aquisição ainda mais atraente.

Por isso, para quem deseja ter um imóvel próprio, adquirir um apartamento pronto para morar tem se tornado uma opção cada vez mais escolhida, principalmente para as pessoas que têm a intenção de se mudar imediatamente e precisam ter a certeza que o prédio escolhido vai lhes oferecer uma maior praticidade e encaixar perfeitamente no perfil da família.

No entanto, para fazer a escolha adequada e com mais confiança, vale a pena pesquisar sobre a credibilidade da construtora e do projeto desenvolvido, a fim de garantir que você está investindo em um apartamento de qualidade, tanto no presente quanto para o futuro.